FAQ'S

Queres começar a treinar no Tri Try? Vê aqui algumas questões que te podem ser úteis.

Sim, é necessário levar bicicleta para os treinos específicos de ciclismo. Está a equacionar-se outras possibilidades, mas por enquanto ainda não estão em vigor.

Não existe mensalidade, a inscrição no programa é válida até ao final do ano civil. Em janeiro abrem novas inscrições. Anuidade de 15€ para atletas não federados e 10€ para atletas federados.

Não, os treinos são planeados pelos nossos treinadores em função das necessidades do grupo e do calendário competitivo. A abordagem é geral e não individualizada, o foco está na aprendizagem das habilidades específicas do triatlo e estimulação para o desenvolvimento físico e técnico dos nossos atletas. O planeamento dos nossos treinadores apenas inclui as sessões presenciais. O plano de cada sessão é partilhado via email, previamente à realização da mesma.

Sabe mais sobre Triatlo

Um triatlo é uma modalidade composta por três desportos: natação, ciclismo (estrada ou BTT) e corrida e duas transições – da natação para o ciclismo e do ciclismo para a corrida.

Existem várias distâncias no triatlo, desde a supersprint até à distância longa. A tua primeira experiência no Triatlo deve ser numa distância mais curta, já que será uma experiência agradável, mas desafiante para quem se estreia na modalidade.

Podes começar a treinar no Tri Try, um programa de treino para quem quer iniciar-se no Triatlo. Mantém-te informado pelo site Tri Try e consulta das provas da Federação de Triatlo de Portugal em www.federacao-triatlo.pt.

Saber nadar é essencial para praticar Triatlo. Se não sabes nadar ou nadas mal, começa com alguns duatlos (corrida, ciclismo, corrida); os outros segmentos são importantes, mas a natação assume especial destaque no Triatlo, já que não é o nosso meio natural e terás que ter obrigatoriamente aulas de natação antes da tua primeira prova.

Equipamento de natação (óculos e touca), uma bicicleta, um capacete e umas sapatilhas para correr. Para treinar em mar irás precisar de um fato isotérmico (ou tentar durante o verão sem fato). Para participares numa prova convém que o fato com que nades seja também o mesmo com que pedalas e corres. Se usares pedais de encaixe, tens que mudar para sapatos de ciclismo na primeira transição e depois para as sapatilhas de corrida na segunda transição. Caso ainda não uses pedais de encaixe, e a tua bicicleta tenha pedais de plataforma (aqueles com que aprendeste a andar de bicicleta), podes fazer o segmento de ciclismo e o de corrida com as mesmas sapatilhas para correr.

Um triatlo consiste em três modalidades e mais duas transições sem paragens de cronómetro. O material que vais precisar durante a prova fica guardado dentro de uns cestos num local chamado parque de transição que é onde vais mudar de equipamento. Tens que colocar a tua bicicleta e restante material que irás necessitar e só depois ir para a partida da prova (natação, a primeira que vais fazer). O staff da organização irá orientar-te.

8 semanas são suficientes para ficares apto a fazer um triatlo super srint. Deverás treinar alguns dias pela ordem que irás seguir na prova de triatlo para te habituares às transições ou seja nadar primeiro, andar de bicicleta e correr no final.

Podes experimentar nadar em piscina sem tentar seguir a linha do fundo. Na prova de triatlo, a natação realiza-se em águas abertas e quanto maior for a distância (e também a ondulação), melhor terá que ser a tua orientação. Na altura do verão, podes aproveitar para treinar na praia e adaptares-te a nadar em mar. Mas não te preocupes, os percursos são marcados com boias tipo regata para facilitar a tua deslocação no percurso.

Sim, deves tomar o pequeno almoço habitual, não experimentes novos alimentos (nem estreies material!) no dia da prova e come, de preferência, pelo menos duas horas antes da partida.

O Triatlo é acessível a todos, mas é também um desporto exigente. Para participar numa prova tens que estar preparado/a, sendo aconselhável que inicies pela distância mais curta da modalidade: 300 metros de natação, 8km de ciclismo e 2km de corrida. Gradualmente, podes ir aumentando as distâncias e o grau de dificuldade.

Conhece a nossa equipa.

Queres ter aconselhamento online? Envia um email para gonçalo.santos@federacao-triatlo.pt